Esta criatura é um ser humano dado como morto que, segundo a crença popular, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e comendo os vivos que capturam. Como exemplo desses meios, pode-se citar um ritual necromântico, realizado com o intuito maligno de servidão ao seu invocador.
A figura dos zumbis ganhou destaque num gênero de filme de terror, principalmente graças ao filme de 1968 "Night of the Living Dead" de George A. Romero.
Fonte: Wikipédia
Basicamente, um zumbi é um humano morto que voltou a andar, ele não tem qualquer sentimento, não sente dor, não pensa, não reage a quase nada, seu unico desejo são cerebros e carne humana . Muitos filmes dizem que zumbis vieram de um virus que infectou uma massa e se espalhou, outros não dizem como nasceu mas que está se espalhando e assim por diante. A questão é que todo zumbi morre do mesmo jeito, quer as mesmas coisas e não faz nada alem disso.
Em "Resident Evil", os zumbis são lentos, mancam, fazem barulhos estranhos e vão atraz de tudo o que parece estar vivo e ter carne humana, já em outros filmes alguns zumbis correm, são mais 'inteligentes' e etc, depende da pessoa que fez o filme.
Segue abaixo algumas sinopses de um top 10:
- A Noite dos Mortos Vivos (George Romero - 1968)
Simplesmente o início de tudo. Clássico dos clássicos quando se fala de filme de zumbi, filme obrigatório quando se fala de história do cinema. O próprio diretor George Romero já fez quatro continuações: "O Despertar dos Mortos", "O Dia dos Mortos", "A Ilha dos Mortos" e "O Diário dos Mortos". Pode-se dizer que se alguém um dia criar um "top 5 de filmes de zumbi e citar só filmes do Romero, a lista não estará errada... Teve uma boa refilmagem em 1990 dirigida pelo mestre da maquiagem, Tom Savini.
- Zombi 2 (Lucio Fulci - 1979)
Nas décadas de 70 e 80, a Itália produziu muitos filmes de terror. Quase sempre com produções baratas e quase sempre na cola de filmes americanos. Mas produções baratas não significam falta de talento! Vários nomes hoje consagrados vieram desta onda, como Dario Argento, Lamberto Bava e Lucio Fulci. Claro que a onda de filmes de zumbi criada por George Romero teve seu reflexo por lá. E Fulci fez um dos melhores filmes de zumbi, digno de estar por aqui no top 10.
- A Volta dos Mortos Vivos (Dan O'Bannon - 1984)
Divertidíssimo filme dirigido pelo roteirista de "Alien", "A Volta dos Mortos Vivos" às vezes parece fazer parte da franquia de Romero. Só que os zumbis aqui são engraçados, e têm que comer cérebros vivos... Um barril cai de um caminhão, com um morto-vivo dentro. Na tentativa de acabar com o zumbi, um cemitério inteiro sai das tumbas... Pérola de humor negro!
- A Maldição dos Mortos Vivos (Wes Craven - 1988)
Um filme "sério" sobre zumbis. Afinal, é o único que fala de "zumbis de verdade": o filme fala de vodu haitiano. Em vez de mortos que simplesmente voltam à vida, aqui os zumbis são pessoas enterradas vivas - e que voltam como zumbis. Um dos melhores filmes de Craven, o criador do Freddy Kruger.
- Fome Animal (Peter Jackson - 1992)
Antes da fama e dos Oscars pela trilogia "Senhor dos Anéis", Peter Jackson era um diretor meio tosco na distante Nova Zelândia. Seus dois primeiros filmes foram o trash "Bad Taste - Náusea Total" e o esquisito "Meet The Feebles", duas tosqueiras sem tamanho. Logo depois fez este "Fome Animal (Braindead)", que não só está no top 10 de filmes de zumbi, como também entraria num top 10 de filmes trash. Situado nos anos 50, um macaco-rato da Sumatra inicia uma legião de zumbis. A cena final, aquela do cortador de grama, é antológica.
- Resident Evil (Paul W.S. Anderson - 2002)
Baseado num videogame, "Resident Evil" trouxe de volta a alegria de vermos no cinema zumbis devoradores de gente sendo aniquilados. Um vírus é libertado dentro de um grande escritório subterrâneo de uma grande corporação. Milla Jovovich, estilosa e linda como sempre, está deliciosa "kicking ass" de zumbis!
- Extermínio (Danny Boyle - 2002)
Tecnicamente, não se trata de um filme de zumbis. Afinal, em vez de mortos voltarem à vida, aqui existe um vírus que transforma as pessoas em algo que se assemelha muito a zumbis (com a exceção de que aqui eles são rápidos). Mas, apesar deste detalhe, resolvi citar o filme, já que ele se insere no "contexto de zumbis". Um cara acorda num hospital de Londres, e não tem absolutamente NINGUÉM nas ruas. Praticamente toda a população morreu ou virou "quase zumbi". Ah, sim, é o mesmo Danny Boyle que ganhou o Oscar de melhor diretor este ano por "Quem Quer Ser um Milionário?"!
- Fido (Andrew Currie - 2007)
Uma poeira cósmica cai na Terra e transforma os mortos em vivos. E aparece uma grande corporação craiando uma coleira controladora de zumbis, que viram escravos a serviço da população. Uma mistura de "Todo Mundo Quase Morto", "Mamãe é de Morte" e "Mulheres Perfeitas", "Fido" ainda consegue falar de temas sérios como o racismo. E isso tudo numa comédia! Humor negro de primeira!
- Diário dos Mortos (George Romero - 2007)
Por que resolvi incluir mais este Romero e não os outros três? Bem, heu gosto de todos os cinco, mas este tem um detalhe diferente: a câmera subjetiva! Sim, como já fora feito em títulos como “Aconteceu Perto de Sua Casa”, “A Bruxa de Blair”, “Cloverfield” e “REC“, agora Romero nos coloca “dentro” da ação. Destaque para os efeitos especiais: as cenas violentas são abundantes, mas nunca cai pro escatológico - afinal, são os próprios personagens filmando!
- Planeta Terror (Robert Rodriguez - 2007)
Primeira parte do projeto Grindhouse, quando Quentin Tarantino e Robert Rodriguez resolveram fazer uma homenagem às sessões duplas que rolavam em cinemas poeiras nos anos 70, sempre com filmes vagabundos com roteiros que privilegiavam sexo e violência gratuitos. O filme fala de um gás venenoso que transforma pessoas em zumbis comedores de carne, e é trash até a medula: Rodriguez propositalmente deixou o filme cheio de falhas grotescas, tornando-o ainda mais divertido!
fonte: Blog do Heu
Bom, algumas comunidades no orkut, sites, blogs, falam sobre possiveis infecções no mundo morerno e um Zday, ou uma catastrofe etc, então fizeram alguns manuais ou interagem com membros para montar um manual, sendo em forma de tópicos, forum ou até por troca de informações de cada membro via documentos (world, bloco de notas e etc). Há aqueles também que falam sobre uma resistencia contra essas tais pragas, por mais que seja algo ficticio, é uma boa maneira de treinar sua mente, habilidades e até possiveis estratégias, tendo como base fanfics, histórias e filmes.
Sites, comunidades e foruns:
Zombies.com
Dicas para sobreviver a zumbis
Zumbi Survival Tips
Se Zumbis vierem eu sobrevivo
Existem muitos outros sites e comunidades esses sãoapenas exemplos de sites que o escritor acha bom.

Nenhum comentário:
Postar um comentário