sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vampiros

O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitologia, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Segundo a lenda, vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano. Alguns pontos em comum são o facto de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser posto em torpor temporário por uma estaca no coração. Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso de objetos com valor sagrado tais como hóstia consagrada, rosários, metais consagrados, alhos, água benta, etc.
Histórias sobre vampiros são bastante antigas e aparecem na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa e do Médio Oriente, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus. Contudo as referências mais antigas a seres vampíricos vêm do Antigo Egipto, destacando-se nesta mitologia a sanguinária Sekhmet e o Khonsu do Pre-Dinástico, como é bem visível na tradição vampírica da Aset Ka.
Fonte Wikipédia

Vampiros existem no mundo, assim como nas ficções, não estou falando dos vampiros chupadores de sangue e que não podem sair no sol senão queima, mas sim de outros tipos de vampiros, tais como:
o vampiro no cenário musical
o vampiro erótico
o vampiro psiquico
entre outros.
Basicamente, o vampiro não é aquele que usa do sangue de outros pra sobreviver... mas sim aquele que por algum meio "suga" alguma coisa de outras pessoas, como conhecimento, amor, ódio, prazer, qualquer coisa. Tendo isso em vista, um vampiro realmente existe, no mundo real eles são muito comuns, ou você acha que quando está super feliz e vem aquela pessoa perto de você, que acaba te deixando mal apenas pelo fato de estar perto de você, é normal?

Vampiros e a midia:
Entrevista com Vampiro, A Rainha dos Condenados e outros do mesmo genero (no caso Anne Rice quem escreveu as histórias que virarm filme, recomendo a série "cronicas vampirescas" e "bruxos de mayfair" ,mesmo não sendo um tópico sobre bruxas) : Vampiros sanguinarios e sem sentimento algum, cujo unico propósito é saciar-se de sangue e ter prazer pro resto da pós vida.

The Lost Boys (Os Garotos Perdidos): Um grupo de vampiros "adolecentes" cujo pensamento é curtir, tendo como "lema" Sleep all day, party all night. Never grow up and never die.(Dormir todo dia, festas toda noite, nunca crescer e nunca morrer).

Blade: Vampiros ambiciosos querendo mais poder a cada hora, sendo eles caçados por um "meio vampiro".

30 dias de noite: Vampiros sem qualquer sentimento, cuja unica vontade é sangue a todo e qualquer custo, não são racionais e totalmente selvagens.

Dracula de Bran Stoker: Conde dracula não tem qualquer medo, ele manipula suas vitimas e assim consegue tudo o que quer, desde coisas de valor e  informações a sangue, um dos melhores da lista, e o mais "inspirador".


A hora do Vampiro(Stephen King): Vampiro manipulador que só quer UMA pessoa, sua vitima mais "querida".


Anjos da Noite: Vampiros que lutam com seus predadores naturais, lobisómens, totalmente ambiciosos e sedentos por sangue e poder.



Critica:
Vampiros sentimentais: Vampire diaries, True blood e etc, na minha opinião são sentimentais demais.
Crepusculo, Lua Nova e etc: Não os considero vampiro.

Como sempre, duvidas, sugestões, correções ou qualquer coisa mande um comentário






Hz

Nenhum comentário:

Postar um comentário